O debate sobre o clima precisa de sua voz

Ajude seus familiares, amigos e colegas a entender que a mudança climática é real, que está acontecendo, e que nós precisamos agir. Mostre que você é uma pessoa companheira de causa, uma mãe, um pai, parte da comunidade que se preocupa com o futuro que vamos deixar aos nossos filhos e netos.

Sua voz é poderosa no combate à desinformação sobre a mudança climática. Ajude seu próximo a perceber o que as mudanças climáticas significarão para as próximas gerações. E ajude-o a perceber que você, e todos os que se dedicam à causa, fazem isso porque se importam.

Confira o guia de criação de seu próprio vídeo, nosso kit faça-você-mesmo, e adicione a sua voz a esta campanha!

'Tool kit’ para gravação do seu depoimento

Criar e enviar seus próprios vídeos é uma maneira rápida e fácil de se comunicar de maneira poderosa com uma grande audiência. Aqui vamos lhe fornecer algumas instruções sobre como começar, como focar a sua história e como fazê-la mobilizadora. Sua mensagem é demasiado importante para não ser ouvida, então vamos começar.

Primeiro passo: escolha sua história.

Convidamos você a enviar pelo menos um vídeo e ficaremos muito felizes se você quiser compartilhar mais! Para seu primeiro vídeo, por favor, conte-nos um pouco sobre si mesmo:

Precisa de ajuda para encontrar o seu momento ‘Eureka’? Tente responder à seguinte sequencia de perguntas:

  • Volte a quando você ainda não era preocupado com as mudanças climáticas. Onde você estava? O que estava fazendo? Agora pense: o que desencadeou sua preocupação com o clima? Você teve uma revelação? Se houvesse um balão de história em quadrinho sobre sua cabeça, o que estaria nele escrito?
  • Conte uma história sobre a pessoa que o inspirou neste assunto. Qual era a fonte de inspiração? O que você quer que esta(s) pessoa(s) saiba(m) sobre a influência que teve/tiveram sobre sua vida?
  • Sua ‘revelação’ ou ‘insight’ sobre as mudanças climáticas aconteceu em um momento de crise ou em um momento de inspiração? Descreva a entorno enquanto fala de sua revelação/insight.

Tem mais a dizer? Para ajudar você a criar vídeos outros vídeos, sugerimos a seguir alguns tópicos para sua escolha. Só lhe pedimos que se atenha a um tópico por vídeo e comece cada um deles apresentando-se, partilhando o seu nome completo. Sinta-se livre para escolher seus próprios tópicos – adoraríamos ouvir tudo o que tem a dizer sobre este assunto e vamos ajudar você a compartilhar seus pensamentos.

O Básico
  • A mudança climática é real?
  • Por que isso importa - se um parente, amigo ou vizinho em uma festa lhe pergunta honestamente por que isto é importante, o que você diria?
  • O que mais você quer que as pessoas saibam sobre as mudanças climáticas?
Gerações Futuras
  • Se não enfrentarmos a mudança climática, o que será da vida de nossos filhos e netos?
  • O que você acha nossos filhos e netos vão querer nos dizer do futuro se enfrentarmos as mudanças climáticas? E se não o fizermos?
Esperança e Ação
  • O que lhe dá esperança e otimismo?
  • O que as pessoas devem fazer para ajudar a enfrentar as mudanças climáticas? Por exemplo, que ações pessoais (instalação de lâmpadas, painéis solares...) e ou ações comunitárias e sócio-políticas (falar com amigos, família, representantes eleitos; Incentivar/demandar ação de representantes, governos e empresas etc.)

Segundo Passo: trabalhe sua história.

O que faz um vídeo depoimento ser envolvente? Mostre que você se importa – fale honestamente e deixe fluir a sua paixão e convicção. Este é realmente o objetivo - que as pessoas saibam que a mudança climática é uma questão humana, e que você se importa pessoalmente com ela.

Seja simples e direto: fale como se estivesse conversando com um bom amigo. Compartilhe seus pensamentos e sentimentos sobre as mudanças climáticas, sem “dar lições”.

Seja breve: tente manter seu vídeo de introdução dentro do intervalo de um minuto e cada um de seus vídeos adicionais em 30 segundos ou menos. Na era do YouTube, encarar as coisas com brevidade ajuda muito (se você tem mais a dizer, sempre será possível criar um outro vídeo).

Pratique: pratique o que você vai dizer. Pode até ser útil testar com um amigo(a). Sinta-se livre também para apresentar várias tomadas de cada vídeo.

Olhos nos olhos: olhe diretamente para a câmera o mais possível, como se você estivesse conversando com seu melhor amigo. Isto imita o contato visual em uma conversa normal, o que é sempre mais envolvente.

Em pé: considere gravar em pé, é mais fácil soltar-se assim.

Ao final, basta ser você mesmo e mostrar ao seu público que você se preocupa com eles. Eles são tão somente como você, mães, pais, filhos, filhas, pessoas com sonhos e esperanças. Eles estão à procura de oportunidades de se relacionar com você e estão à procura de orientação sobre esses assuntos sérios. Seja você mesmo e você vai ser ótimo!

Terceiro passo: grave seu vídeo.

Agora que você já escolheu a sua história e praticou o que quer dizer, é hora do show! Por favor, revise as seguintes dicas técnicas e truques para ajudá-lo a filmar uma entrevista com qualidade.

Quarto Passo: compartilhe sua história.

Envie-nos o link do seu vídeo via Twitter com a hashtag #oclimatamudando" ou pelo email (contato@oclimatamundando.org)

Nós o notificaremos em dois dias sobre o prazo de publicação do seu vídeo. Quando este for publicado, um novo link lhe será enviado. Por favor, compartilhe com seus amigos, família, vizinhos, colegas... Suas histórias são importantes para as demais pessoas.